Comunidade discute gestão compartilhada e programação do CEU
Faltando poucos dias para a inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esporte e Recreação, está dando continuidade às mobilizações sociais do Grupo Gestor visando definir o Plano de Gestão do Centro. Nesta quarta-feira, às 18h30min, na Escola Frederico Smith Lima representantes de associações de moradores de 11 bairros do entorno da Urbis IV, lideranças comunitárias e os integrantes da Unidade Gestora Local (UGL) da Prefeitura, discutem usos e programação do CEU, além da gestão compartilhada do equipamento.
Segundo a coordenadora de mobilização social do CEU, Dinamar Guimarães, durante o encontro os representantes das secretarias municipais do Esporte e Recreação e da Assistência Social e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) apresentam as propostas da Prefeitura de Itabuna. O encontro objetiva recolher as expectativas e necessidades da comunidade do Urbis IV e de bairros vizinhos, que terá total liberdade de se manifestar em relação ao uso e programação do Centro.
O Plano de Gestão levará em conta o objetivo dos CEUs, implantados em todo território nacional, que é o de promover a cidadania em áreas de alta vulnerabilidade social. Para tanto, complementa Dinamar, estarão integrados num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital.
“Para que tudo funcione e produza os resultados esperados, a comunidade precisa se sentir inserida do Plano de Gestão do CEU e é para isto que estamos fazendo as mobilizações”, argumentou. A coordenadora de mobilização social do Centro de Artes e Esportes Unificados revela que a gestão compartilhada foi o principal tema do encontro nacional de gestores de CEUs ocorrido no Rio Grande do Norte, no mês de maio, quando coordenadores de várias partes do país tiveram a oportunidade de partilhar potencialidades e fragilidades dos programas implementados em cada unidade.
Quanto ao CEU de Itabuna, Dinamar Guimarães adianta que a Prefeitura pretende levar para aquela unidade o Centro de Referências em Assistência Social (CRAS), ações do Programa Viva-A-Arte, que é desenvolvido pela Fundação Marimbeta e Secretaria de Esportes e Recreação, projetos nas áreas de música, dança, teatro e artes plásticas, da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, além das atividades já previstas pelo Governo Federal. Após sua inauguração, o CEU estará aberto a toda comunidade itabunense, com atividades voltadas para todas as faixas etárias.